Programação estruturada
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Programação estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e interação, desenvolvida por Michael A. Jackson no seu livro "Principles of Program Design" de 1975.Tendo, na prática, sido transformada na Programação modular, a Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as subrotinas e as funções. Foi a forma dominante na criação de software anterior à programação orientada por objetos.
Apesar de ter sido sucedida pela programação orientada por objetos, pode-se dizer que a programação estruturada ainda é muito influente, uma vez que grande parte das pessoas ainda aprendem programação através dela. Além disso, por exigir formas de pensar relativamente complexas, a programação orientada a objetos até hoje ainda não é bem compreendida ou usada pela maioria.
Há de se acrescentar também que inúmeras linguagens ainda extremamente relevantes nos dias de hoje, como o Cobol ainda utilizam o paradigma estruturado (muito embora possuam suporte para a orientação à objetos).
Referencia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_estruturada